Dorothy Gale é a protagonista do Mágico de Oz, de L. Frank Baum.
Dorothy também é a personagem principal de várias adaptações, como o famoso filme de 1939, 'O Mágico de Oz'.
Mesmo quando ela não aparece em uma sequência (como no caso da 'Terra Maravilhosa de Oz'), ela ainda é sem dúvida o personagem mais importante da série.
No livro de Baum, Dorothy Gale é uma criança que fez várias viagens para a Terra de Oz com o seu pequeno cão preto Totó. Ela acabou se mudando para Oz permanentemente e vive na Cidade das Esmeraldas com sua melhor amiga, a Princesa Ozma, que é a governante de toda a terra e que fez de Dorothy uma princesa.
Dorothy é descrita como uma garota típica do interior norte-americano. É amorosa, humilde, geralmente doce, e ama seu cãozinho Totó.
Órfã de pais, Dorothy vivia com sua tia Em e tio Henry em uma fazenda no Kansas. Um dia, um forte ciclone carregou sua casa para a Terra de Oz, onde ele caiu em cima da Bruxa Má do Leste, matando-a.
E assim teve início sua aventura na Terra de Oz, onde clã conheceria o Espantalho, o Homem de Lata, o Leão Covarde, Glinda, os Munchkins e até a Bruxa Má do Oeste!
Espantalho
O Espantalho foi criado por L. Frank Baum no livro original, 'The Wonderful Wizard of Oz', de 1900.
Em sua primeira aparição, o Espantalho revela que carece de um cérebro e deseja acima de tudo ter um. Durante todo o curso, ele demonstra que já tem o cérebro que procura, tanto que mais tarde é reconhecido como "o homem mais sábio de toda a Oz".
O Espantalho é encontrado por Dorothy em um campo, no País de Munchkin, enquanto ela está em seu caminho para a Cidade das Esmeraldas.
O Espantalho foi criado por dois Munchkins, que logo o colocaram preso em um pau para espantar os corvos. Ele se sente só, mas orgulhoso de ser tão útil, pois espanta os corvos. Um corvo, no entanto, pousa no ombro dele e diz que não foi enganado, que percebe que ele não é um homem. Os corvos começam a comer todo o milho, e ele fica triste, achando que não é um homem assim como os outros. Um corvo então sugere que se ele tivesse um cérebro, ele seria um homem igual aos outros.
Seu desejo por um cérebro contrasta com o desejo do Homem de Lata de ter um coração, refletindo um debate entre a importância da mente e das emoções.
O Espantalho também aparece em outros livros de Oz, partilhando aventuras com Dorothy e seus amigos.
Homem de Lata

A velha foi então até a Bruxa Má do Leste, e prometeu duas ovelhas e uma vaca se ela impedisse o casamento. A bruxa colocou um encanto no machado do lenhador, e quando ele foi cortar uma árvore, o machado decepou uma de suas pernas. Ele foi então até um ferreiro, que fez uma perna de lata para ele.
O lenhador continuou tentando cortar árvores, pois precisava do dinheiro para comprar a casa. Cada vez que tentava, o machado cortava um pedaço de seu corpo, que era substituído por uma prótese feita de lata.
Após muitas machadadas, quando ele finalmente perdeu o corpo todo - foi substituído por um corpo de lata - , perdeu também o coração, e com ele o amor pela garota. Ele precisava então de um coração para voltar a amá-la.
Um dia, voltando para casa, pegou uma forte tempestade e ficou todo enferrujado até ficar durinho.
E foi assim que ele foi encontrado por Dorothy e pelo Espantalho, e rumou com eles para a Cidade das Esmeraldas em busca de um coração.
Leão Covarde

No entanto, durante a jornada do grupo, o Leão demonstra ter coragem em diversos momentos. Tanto que o Mágico o premia com uma medalha por sua valentia e bravura.
Na versão mais famosa da história, o filme de 1939, 'O Mágico de Oz' (The Wizard of Oz), o Leão Covarde foi interpretado por Bert Lahr, um astro do vaudeville e da Broadway. Lahr aplicou vários de seus maneirismos na concepção do personagem e criou uma interpretação considerada antológica.
Nos livros de Oz, o Leão Covarde não tem o mesmo destaque do filme. Nos demais livros da série, ele está sempre presente, mas não tem tanta importância como outros personagens. Em alguns livros ele só recebe uma pequena menção.
Oz, o grande mágico

No livro original, "The Wonderful Wizard of Oz" (1900), o Mágico é descrito como um velhinho de face enrugada. Embora seja temido por todos em Oz, ele é um farsante. Antes de ir para Oz era balonista e ventríloquo, capaz de imitar qualquer pássaro ou animal.
Oscar Zoroastro Ambroise Diggs era seu nome, mas usava apenas as iniciais dos dois primeiros nomes: OZ. Fazia apresentações de ventriloquia e subia em balões para atrair multidões ao seu show. Ele era o primeiro balonista da Companhia de Espetáculos e Maravilhas do Mundo Moderno. Até que um dia, os cabos se romperam e o balão escapou. Dois dias mais tarde, foi parar na Terra de Oz. As pessoas de lá, vendo que aquele homem havia descido das nuvens, saudaram-no como um mágico. Nascia então o Grande e Poderoso Oz.
O Mágico assumiu o trono de rei legítimo e ordenou que se construísse a Cidade das Esmeraldas e o Palácio Real de Oz. Anunciou que era governante de toda a Terra de Oz, unindo os Munchkins, Gillikins, Quadlings e Winkies.
Na verdade, ele vivia com medo das quatro bruxas que governaram cada quadrante de Oz, então se isolou e usava seus truques de ventríloquo para proteger-se.
Claro ainda existe outros personagens como: Glinda a bruxa boa do norte, a bruxa má do leste, Totó, etc. Só quis enfatizar os principais
Nenhum comentário:
Postar um comentário