
Inclusive, chega ao cúmulo de na Cidade das Esmeraldas todos terem de usar um óculos de lente verde, enxergando, portanto, tudo verde. E nisso há a crítica difundida de uma certa alienação da população, que enxerga como o mágico de Oz (que é quem comenda a Cidade) quer.
Muita gente tenta encontrar um significado para Baum ter nomeado a terra que criou como Oz. E as teorias são muito engraçadas. A mais comum e simplória é a de que ele tinha uma gaveta arquivada de "o" à "z", e, juntando, ele formou "Oz". Algumas pessoas não acreditam nisso, assim como outras não acreditam que tenha vindo de "Boz", o apelido de Charles Dickens.
Outra coisa bacana é que o autor já publicou um livro inteirinho sobre o Brasil, que foi um romance de aventuras chamado The Fate of a Crown. Não tem nada traduzido, pelo jeito, até porque não encontrei artigo nenhum em português na internet, a história apresenta um comerciante norte-americano que se envolve com um brasileiro republicano na época do Segundo Império. Disso surgem diversas aventuras envolvendo política e, inclusive, o norte-americano passa por cidades como o Rio de Janeiro e Cuiabá. Esse livro retrata o nosso império e a sua decadência.
Oz possui muitas, mas muitas mesmo, histórias além dessa. É, na realidade, uma série, e Baum escreveu 14 livros sobre Oz. As histórias renderam muito dinheiro ao escritor, pois ela se tornou um sucesso até mesmo na época dele. Inclusive, ele tinha a intenção de comprar uma ilhota e construir, nela, um parque de diversões de Oz.
Ai que legal!!! Nossa, como vocês descobriram isso?? Que interessante hein?! Parabéns, arrazaram!
ResponderExcluirq bom q achou, obg
ResponderExcluir